Páginas

Destaque

terça-feira, 16 de novembro de 2010

REGATA SANTOS/RIO DE JANEIRO

Considerado um dos eventos mais importantes do calendário do iatismo nacional, aconteceu no últimodia 28 na baia de Santos, a largada da 60-Regata Santos/Rio. Participaram da prova 26 veleiros que partiram rumo ao Rio de Janeiro, em um percurso de aproximadamente 200 milhas náuticas. Devido as condições de mar e ventos, a regata é considrada bem difícil e um constante desafio aos comandante das embarcações.
A primeira edição da Santos/Rio aconteceu em 1951, teve a participação de 14 veleiros e foi vencida pelo barco Ondina comandado por Joaquim Belém, que tambem venceu no ano seguinte. O maior impulso da prova aconteceu nos anos 60, com a construção por estaleiros nacionais de veleiros da classe Brasil. Como na época os barcos eram rigorosamente iguais, o primeiro a chegar era declarado vencedor, pois não existia o tempo corrigido. Uma das lendas da Santos/Rio foi o veleiro Wa-Wa-Too de Fernando Nabuco, que venceu em 74 e 76. Durante esses anos vários veleiros do Iate Clube de Santos participaram ativamente da prova. Um dos destaque foi o veleiro Turuna do comandante Caio de Barros Penteado que em 62, levava a esposa e o filho Jonas para participarem da regata. Jonas que  hoje é um dos diretores do clube, é considerado um excelente velejador e é o atual Campeão Paulista de Vela Oceanica de 2010.
Depois de 30 horas de navegação, o veleiro Loyal/Carmin comandado pelo medalhista André Fonsica (o Bochecha) cruzou a linha de chegada por volta das 18:30hs da sexta (dia 29). Para coroar a excelente fase da equipe, o barco tambem venceu o Circuito Rio de Vela Oceanica 2010. Para o comandante André, foi uma vitória de toda equipe e definiu com uma frase toda sua alegria,  "Fizemos barba, bigode e cabelo" finalizou Bochecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário